segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Prós e Contras


Está a dar os Prós e Contras na RTP1 com a Fátima Campos Ferreira. Hoje o titulo do programa é: "A Terceira Travessia" (do Tejo) Um aeroporto!
Uma nova ponte!
O impacto na indústria…
Na especulação imobiliária…
Nas sociedades…
No território…
Na economia…
A importância para o país e para a região!
Antes da decisão do LNEC, o maior debate da televisão portuguesa questiona autarquias, indústrias, serviços e populações.
A terceira travessia do Tejo.


A propósito disto, na primeira e segunda parte falou-se de problemas ligados ao Ordenamento do Território.

A propósito da jornalista "Pivot", devo dizer que, assistindo a alguns destes programas, quando o tema me interessa, tenho apreciado genéricamente a forma como tem conduzido os debates.
Porém, hoje, estando mais por dentro deste tema do que de outros, tive a sensação que provávelmente outros individuos mais informados nos outros temas terão tido: esta mulher não percebe nada do que diz nem do que está a perguntar.
Só para dar um exemplo: antes de acabar a segunda parte virou-se para o homem da Mota Engil e disse (a propósito dos problemas decorrentes do desordenamento urbanístico) "Pois, os senhores é que têm cupla disto tudo".
Assim não....

No programa, apesar de haver um arquitecto, Manuel Salgado (que infelizmente lhe calharam umas perguntas estúpidas como - "porque é que o túnel do Campo Grande está sempre entupido") houve apenas dois interlocutores que me interessaram ouvir (até agora): Fonseca Ferreira e Augusto Mateus.
Este último disse uma coisa muito importante que os senhores governantes deviam ter em atenção antes de decidirem construir infraestruturas e mais infraestruturas ou a continuarem a abrir frentes de construção nas Zonas Altas do Funchal: uma obra qualquer devia contar com mais entre 8 a 10% por ano do seu custo, só para a sua manutenção.
Pois é.

Etiquetas:

Powered by Blogger