quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Estatisticamente...

Hoje o Director da RTP-Madeira vai ao parlamento regional. O DNm aparece com a capa, uma reportagem e um artigo de opinião sobre o assunto. Isto é, não tanto sobre a ida ao parlamento de Leonel Freitas mas sobre o possível fracasso da oposição nas críticas que tem feito à qualidade do serviço público que RTPm tem prestado. Esse anunciado flop é fundamentado num estudo que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social deverá tornar público em Março. Ao que parece o referido estudo apresenta estatísticas onde os partidos da oposição aparecem mais vezes do que o poder instituído, regional, autárquico ou partidário. A reportagem apresenta vários números, o título da capa conclui que a RTPm favorece a oposição e o artigo de opinião diz que a oposição se prepara para dar um tiro no pé.
Mas será que alguém acredita que o caso deve ser tratado com contas de merceeiro? Saber se A tem mais tempo de antena que B não conclui obrigatoriamente que o A teve mais protagonismo. Há muitos truques para virar os resultados ao contrário.
A propósito de truques, ainda há bem pouco tempo escrevi um post sobre o tempo dos “Comunicados Oficiais”. Nessa altura bem podia o telejornal ser todo preenchido com tempo de antena com críticas ao Governo se no final aparecesse um "Comunicado Oficial" a desmentir. Muitos truques existem, por isso não venham cá com estatísticas, por favor.

Esperemos que esse dossier que vai sair em Março não ligue só às estatísticas. Cá estaremos para ver.

Já agora, parabéns ao DNm pela oportunidade desta reportagem.

Etiquetas: ,

Powered by Blogger