domingo, janeiro 08, 2006

PDM's em Barriga de Aluguer

Dez dos onze Concelhos da Madeira, produziram os seus PDM's numa barriga de aluguer. O resultado foram 10 abortos com que temos de viver e que, apesar da sua condição deficiente, são o que comandam o desenvolvimento de grande parte da Madeira. A barriga de aluguer onde foram gerados estes planos directores municipais foi a secretaria regional do equipamento social e transportes que, depois de dar à luz estes rebentos, os deu a conhecer aos respectivos "pais", que pouco fizeram para os conceber. Depois dos respectivos Concelhos os terem perfilhado, devolveram-nos à "mãe" de aluguer que tratou de os legalizar. Grande confusão, não?
Pois, traduzindo por miúdos: As Câmaras que (algumas) até tinham iniciado o processo de execução dos respectivos PDM's, revelaram-se a certa altura incompetentes para acabar o processo, ao que consta porque também as equipas externas contratadas não darem seguimento ao que os senhores presidentes das Câmaras gostariam (não sei para o bem se para o mal).
Como tal, o Governo Regional tomou conta dos 10 processos através de uma só equipa que deu conta do recado num processo rápido e eficaz tipo "copy/past" feito sobre uma cartografia em grande parte desactualizada.
O resultado está à vista: Os "pais", agora, depois de conviverem algum tempo com os abortos que perfilharam (ai deles senão o fizessem), notaram que os rebentos têm várias deficiências.
Há algum mal em tentar endireitá-los? Não me parece.
No entanto afigura-se perigoso a ideia que agora o Sr. Presidente da Calheta querer suspender o PDM. Sabe-se lá o que pode acontecer entretanto. Só será aceitável se tal for feito parcialmente e com medidas preventivas para não acontecer o mesmo que com os POOC's.
Cá estaremos para ver.

Powered by Blogger