domingo, março 19, 2006

Hotel no calhau S.Jorge



Num texto de Janeiro ("Ainda há sitios de vale a pena-01") falava eu de um sítio, no Norte da Madeira, que pela sua beleza e forma como foi preservado de um certo "progresso" (apesar da obra da SD), era um sítio que valia a pena visitar e usofruir.
Mal sabia eu que já nessa altura, havia um projecto de um hotel aprovado para aquele sítio raro. Ontem apareceu a noticia de um hotel aí. As preocupações, atribuidas à ARCHAIS, são sobretudo de carácter arqueológico. Não sei da sua importância, mas a mim preocupa-me essecialmente o impacte paisagistico que irá, indubitavelmente, transformar o lugar.
Não conheço o projecto, mas a avaliar por um pequeno desenho apresentado pelo DNm, tem um valor que se sobrepõe à paisagem de uma forma pouco recomendável.
Entretanto, como os POOC's não estão em vigor (será que um dia ainda vão estar?), ainda é possivel ser apenas a autarquia a tomar a decisão de avançar com um empreendimento daquela envergadura num sítio que valia a pena ponderar se não estaria melhor assim do que o que está agora previsto.
Quanto à questão dos postos de trabalho. Como se esse fosse o único factor de desenvolvimento.

Powered by Blogger